Filho de Maria Aparecida Camargo Lucas e Espedito Carlos Lucas, Rodrigo Maciel Camargo Lucas, ganhou o apelido carinhoso de 'Buchechinha', que iria incorporar-se ao nome Rodrigo, sinalizando o direcionamento as artes circenses.Rodrigo Buchechinha tornou-se araraquarense em janeiro de 2007, quando aqui aportou, viu e gostou. Casado com Sabrina Camargo Lucas, é pai de Gabriel e Carla.
Candidato pela primeira vez, e eleito com 1.572 votos, Buchechinha (quarta geração circense) tem uma vida dedicada ao circo e as artes circenses, tendo atuado no Gran Circo Frederico Orfei, Circo Ivonete e Circo do Piquito, como trapezista e equilibrista. Também participou durante um ano do quadro Piscina Maluca do programa Domingo Legal, apresentado por Celso Portioli.
Hoje músico, palhaço e produtor teatral, Buchechinha tem seu próprio circo e percorre os bairros da cidade levando a cultura circense a adultos e, principalmente, crianças - o seu público mais fiel.
"A arte circense é parte integrante da cultura brasileira. Preservá-la e divulgá-la é minha proposta. É algo que faz sentir-me satisfeito e com o dever cumprido".